O digital no espaço museológico: mediação cultural e comunicação com o(s) público(s)
Resumen
No mundo contemporâneo, os museus, que abrem as suas portas ao mundo digital oferecendo cada vez mais possibilidades de fruição e entretenimento, começam o longo processo de ajuste a esta nova dinâmica e a novas formas de comunicação. Este artigo integra-se no projeto muSEAum, um projeto de investigação e avaliação de ativos e práticas de gestão numa amostra de Museus de Mar em todo o território nacional com o objetivo de fundamentar um modelo de desenvolvimento de públicos de museus baseado na integração da marca do museu, design, experiência do visitante, marketing digital e marketing coletivo. Assim, este artigo visa indagar de que forma os novos media vieram alterar a comunicação com o público e contribuir para uma nova experiência do visitante e para a redefinição do espaço museológico. Neste sentido, pretende-se fazer uma breve abordagem desta problemática que concebe o museu contemporâneo, não como um espaço fechado de coleção e preservação de objetos, para passar a ser um espaço de partilha das suas coleções no espaço físico e virtual, unindo vertentes online e offline.
Palavras-chave: espaço museológico; curadoria; experiência museal; ambiente virtual.