O papel do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar psicológico no ensino superior português

Resumo

Este estudo analisa o impacto do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar psicológico de estudantes uni versitários em Portugal. A investigação parte da hipótese de que níveis
elevados dessas variáveis estão associados a uma melhor adaptação e bem-estar psicológico no contexto universitário. Seguindo uma aborda gem quantitativa, com uma amostra de 210 estudantes de várias universidades portuguesas, os resultados indicam uma correlação positiva e significativa entre capital psicológico, suporte social e bem-estar psicológico. O suporte social foi identificado como mediador na relação entre o capital psicológico e o bem-estar, sugerindo que estudantes com maior capital psicológico percebem um suporte social superior, o que contribui para o seu bem-estar psicológico. A pesquisa conclui que tanto o capital psicológico, que engloba autoeficácia, otimismo, resiliência e esperança, quanto o suporte social, são cruciais para o ajustamento académico e o bem-estar dos estudantes, recomendando a implementação de estratégias institucionais que promovam essas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-10-30
Como Citar
Isabel José, Rosinha, A., & Catarina Possidónio. (2025). O papel do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar psicológico no ensino superior português. Revista Lusófona De Educação, 67(67), 123-141. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.01