Dealing with the complexity of racism: Teachers’ Perspectives in Primary Education multicultural settings in Thessaloniki/Greece

Resumo

Os professores têm um papel crucial no enfrentamento da complexidade do racismo, atuando como modelos e empregando diversas práticas de ensino que aumentarão o respeito pelos direitos humanos, a igualdade e a compreensão intercultural entre todos os alunos. O objetivo da presente investigação qualitativa, conduzida através de entrevistas semiestruturadas a 20 participantes, foi explorar as perspetivas dos professores do ensino básico sobre o racismo em ambientes escolares e as suas respostas/combates. Os dados
foram analisados por análise temática. Os resultados realçaram que o racismo opera com diversas manifestações e formas, impulsionado por perceções estereotipadas e discriminatórias em relação a diversas formas de diferença. As manifestações raciais são visíveis em diversos ambientes escolares e têm efeitos negativos, principalmente as micro-agressões, a discriminação e a exclusão. Os professores empregam diversas práticas de ensino para promover os valores democráticos, a igualdade, a compreensão intercultural e a inclusão social. A formação de professores em educação multicultural e a colaboração com os pais também podem combater o racismo de forma mais eficaz. Uma política escolar holística foi relatada como uma solução para criar ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos.

Palavras-chave: racismo; violência escolar; justiça social; Educação Primária

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Publicado
2025-12-17
Como Citar
Vassiliki Pliogou, & Sophia Tromara. (2025). Dealing with the complexity of racism: Teachers’ Perspectives in Primary Education multicultural settings in Thessaloniki/Greece. Revista Lusófona De Educação, 68(68), 119-148. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle68.dt06