Escolas como plataformas para a participação e para a agência de jovens através da educação para a cidadania: Estratégias de escolas e perceções de jovens
Resumo
Estudos em educação têm chamado a atenção para a importância do desenvolvimento de competências democráticas de jovens a partir da educação
para a cidadania, confirmando-se o papel fundamental da escola pública na formação pessoal e social de jovens. Tem-se dado também destaque à importância de uma abordagem à educação para a cidadania contemplando dimensões vivenciais e tendo por base a experiência para a aprendizagem, bem como a valorização de abordagens participativas
como fundamentais para a promoção destas competências. Este artigo, resultado de um estudo com métodos mistos, procura, recorrendo à análise
de documentos orientadores escolares, a entrevistas semiestruturadas a docentes coordenadores de Educação para a Cidadania e a um inquérito por questionário distribuído a jovens estudantes do Ensino Secundário, compreender como escolas, neste exercício, surgem como plataformas para a participação cívica e política de jovens. Os resultados apontam uma diversidade de estratégias protagonizadas por diferentes atores educativos que escolas desenvolvem com o intuito de envolver cívica e politicamente estudantes, ora na promoção de iniciativas de natureza comunitária, ora na promoção da participação de jovens em ambiente escolar. Além disso, as perceções de jovens demonstram uma valorização, por parte destes atores, de abordagens mais participativas no âmbito da educação para a cidadania nos seus contextos escolares.
Palavras-chave: educação para a cidadania; participação de jovens; escolas rurais; ensino secundário
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