Avaliação do pensamento crítico em contexto escolar: uma perspectiva emergente em psicologia
Abstract
No domínio da avaliação do pensamento crítico encontram-se testes com ca- racterísticas e formatos diferentes: os que vão ao encontro de mais do que uma competência de pensamento crítico, e aqueles que se dirigem a uma competên- cia específica; os que apresentam questões tipo escolha múltipla, os que são constituídos por questões que requerem resposta aberta ou ainda uma combi- nação entre estes dois estilos.
Em Portugal, têm sido desenvolvidos estudos para adaptação e utilização de vá- rios testes de avaliação do pensamento crítico, porém não se encontra ainda ne- nhum que se proponha avaliar de forma compreensiva o pensamento crítico junto de alunos do ensino básico, havendo apenas provas que se ficam pelo formato de escolha-múltipla.
Impõe-se assim a necessidade de se proceder à elaboração de um teste que reúna questões e desafios específicos cujo objetivo seja avaliar cada uma destas competências assim como valorizar a leitura e interpretação das questões e problemas apresentados, com solicitação de respostas alargadas, onde expo- nham as suas opiniões e os argumentos que as sustentem. Apesar de requerer um trabalho de correção mais moroso e menos objetivo, tem como vantagens o conhecimento abrangente que dará acerca destas competências, funcionando como bom indicador das atitudes e comportamentos que poderá apresentar em situações reais.
Palavras-Chave: pensamento crítico; avaliação; capacidades cognitivas de nível superior; en- sino básico.
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





