O desafio da Lusofonia: diversos falares, uma só escrita
Abstract
No momento, em que o acordo ortográfico, que
inclua todos os falantes da língua portuguesa, está em
fase de implementação, continua necessário clarificar
a natureza do código oral e do código escrito das
línguas em geral. Eles representam duas realidades
bem distintas: a oralidade é uma aquisição com
suporte biológico, prerrogativa do homem quando
mergulhado numa comunidade de falantes; a escrita
é uma construção cultural que pretende ultrapassar
os limites do tempo e do espaço, características associadas
à oralidade, e adicionar à mesma dimensões
de elaboração e rigor, e que exige ensino.
Não existe nenhuma obrigação para a escrita acompanhar
a evolução da fala. São dois códigos distintos
na sua essência e nas suas funções, pelo que nada
impede que a diferentes falares corresponda um
único código escrito
Palavras-chave: língua portuguesa; oralidade; escrita; falares; acordo ortográfico.
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





