METODOLOGIAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA E RECURSOS DIGITAIS PARA PROMOVER OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Editores convidados: Hugo Heredia Ponce e Ernesto Colomo Magaña. Universidade de Cádiz / Universidade de Málaga.
Nota introdutória
A sociedade digital está se transformando e evoluindo no mesmo ritmo dos avanços tecnológicos em suas diversas dimensões: comunicações, segurança, treinamento, lazer, gestão, etc. Estas melhorias, especialmente na eficácia e eficiência dos processos, mostram que o futuro está ligado ao desenvolvimento tecnológico. Entretanto, a humanidade e o próprio mundo não estão alheios aos efeitos e consequências que derivam de sua promoção. O papel de liderança das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) também tem impacto em aspectos como a divisão digital, a falta de infraestrutura, o crime cibernético, notícias falsas ou vícios nas redes sociais, juntamente com problemas estruturais que impedem o desenvolvimento real e igualitário entre os usuários de tecnologia.
Entretanto, há muitos benefícios que o uso correto das TDIC pode nos proporcionar. É uma questão de aproveitar as funcionalidades que os recursos digitais oferecem para melhorar a qualidade dos diferentes processos. Uma das áreas com maior impacto tem sido a educação, na qual profissionais desse campo têm incorporado diferentes recursos tecnológicos para enriquecer aspectos específicos de seus currículos e práticas de ensino. Com base em processos de inovação, as TDIC revolucionaram competências, objetivos, conteúdos, metodologias, atividades e processos de avaliação, evoluindo e adaptando-se às necessidades da sociedade de hoje.
Em relação ao campo da educação, é necessário considerar o potencial que as tecnologias educacionais podem mobilizar se utilizadas de maneira interdisciplinar, e para isso é essencial ter um quadro de referência no qual as tecnologias sejam um meio para seu desenvolvimento e não um fim.
Especificamente, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade - estabelece uma visão transformadora em torno de três eixos principais: economia, sociedade e meio ambiente. Em 2015, todos os Estados membros das Nações Unidas adotaram 17 Objetivos como parte da Agenda 2030, pois eles "constituem um chamado universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas das pessoas em todos os lugares" (ONU).
Diante do exposto e tomando como ponto de referência o relatório com as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nesta proposta de seção temática consideramos a contribuição da competência digital, especificamente, das metodologias mediadas pela tecnologia para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, na qual os professores de hoje se tornam um ator de importância central para a mudança do novo paradigma solicitado pela sociedade e pelas escolas. Assim, a irrupção da tecnologia e da Internet levou à configuração de um novo paradigma cultural, que mostra que os relacionamos com a informação e como nós gerenciamos o conhecimento se apresenta de um modo muito diferente ao que até agora víamos fazendo.
Neste sentido, há pesquisas sobre este tema e seus desdobramentos que não apenas enfatizam as tecnologias, mas também outros aspectos nos quis se consideram as Metas para o alcance dos ODS como um tema transversal.
Artigos teóricos e empíricos e estudos comparativos são, portanto, bem-vindos. Entrevistas e resenhas de livros publicados sobre o tema também oportunas:
Eixos temáticos
- Metodologias mediadas pela tecnologia e os ODS.
- Recursos digitais e os ODS.
- Casos e contextos em que os ODS são incluídos por meio de metodologias mediadas por tecnologia.
- Casos e contextos em que os ODS são desenvolvidos através de recursos digitais.
Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano
Calendário
Prazos para apresentação: até 31 de maio de 2023
Data de avaliação: até 31 de julho de 2023
Data de publicação: 2ª metade de 2023
E-mail para envios e consultas: callmetodologiaods@gmail.com
Regras de apresentação de RLE
Os artigos terão entre 30.000 e 40.000 caracteres com espaços, incluindo o resumo (1200 -1500) caracteres com espaço em cada uma das quatro línguas.
Figuras, tabelas e imagens (enviadas em ficheiros separados e gravados em jpeg).