Eu e o outro: a Unesco e a educação comparada
Resumo
A educação comparada se defronta com o desafio da relação eu-outro, por buscar conhecer outras realidades. A relação tornou-se mais urgente à medida que o mundo se torna interdependente. Após a Grande Guerra o multilateralismo se fortaleceu com a Liga das Nações e organizações educacionais. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, os governos britânico e no exílio hauriram das experiências anteriores princípios para fundar a Unesco, tendo como núcleo o direito humano à educação. Tomando o caminho da atuação global, inclusive no campo do desenvolvimento, a Organização contribuiu grandemente para tecer redes globais e estimular a educação comparada e internacional, por meio sobretudo do Bureau Internacional de Educação. Nesta trajetória, a disciplina enfrenta novos problemas e tendências teóricas e metodológicas, como o quantitativismo e a pressão da competitividade interpaíses. Em meio às contradições e incertezas, a Unesco, há mais de 70 anos, vem situando a diversidade na centralidade dos desafios e organizando espaços para o diálogo entre os diferentes.
Palavras-chave: Educação comparada e internacional; Unesco; globalização; desenvolvimento; migrações.
Downloads
No momento da submissão do manuscrito, deve ser submetida a Declaração de Responsabilidade NOVO!, assinada por todos os autores. Esta declaração deverá integrar a contribuição no artigo, de acordo com a CRediT – Contributor Roles Taxonomy, disponível em https://credit.niso.org/