Call for papers - RLE

2020-05-07

Dossiê Temático: Educação e Intervenção Social e Comunitária: novos contextos de aprendizagens, subjetivação e organização sociocomunitária.

Editores convidados: Ivonete Barreto de Amorim (EPODS/MPIES/UNEB), César Costa Vitorino (EPODS/MPIES/UNEB) & Sandra Célia Coelho G. da Silva (GEPERCS/MPIES/UNEB)

Cada artigo para o dossier temático deverá ser enviado para: publicreldossiempiesuneb@gmail.com

Introdução Atualmente, existem variados modelos de intervenção concernentes à pesquisa de campo dotada de rigor científico, que continuamente são testados no quotidiano. Entende-se por pesquisa de intervenção no campo educativo aquela que está associada a processos dialógicos, com vistas a potencializar mudanças significativas para sujeitos investigadores(as) e investigados(as) em uma perspectiva transformadora. Com efeito, as investigações vincadas no enfoque interventivo implicam em um campo de possibilidades de retornos efetivos nos diferentes contextos, reverberando de forma exequível e efetiva nas problemáticas perseguidas.

Destarte, na pesquisa-intervenção, os acontecimentos analisadores conduzem a problematização das práticas. A noção de implicação diz respeito ao constante olhar, à reflexividade permanente. A pesquisa de intervenção, subsidiada pela transversalidade, preocupa-se com os saberes de todas as áreas de conhecimento. Compreende-se que devido ao fato de operar no plano dos acontecimentos, a intervenção deve guardar sempre a possibilidade do ineditismo da experiência humana, e o pesquisador à disposição para acompanhá-la e surpreender-se com ela.

A intervenção, via de regra, se articula à pesquisa para produzir uma outra relação entre instituição da formação e da aplicação de conhecimentos, teoria/prática, sujeito/objeto, recusando-se a psicologizar conflitos. No processo de feitura/realização de pesquisa, deve-se levar em consideração: implicações do pesquisador-praticante com seu objeto de pesquisa/intervenção; com local, organização em que se realiza a pesquisa ou a que pertença o pesquisador e, principalmente, com a equipe de pesquisa/intervenção; implicação nas demandas sociais; implicações na escritura ou qualquer outro meio que sirva à exposição da pesquisa.

Neste sentido, considera-se que a intervenção educativa e social deva atender e acompanhar os aspectos de modernização, inovação tecnológica das organizações, no sentido de melhor servir às comunidades e instituições sociais propositoras. Enfatiza-se a necessidade de despertar nos sujeitos a consciência de que a intervenção deve basear-se em projetos geridos racionalmente e que atendam às demandas existentes primando pela cidadania, onde estratégias de inovação, internacionalização e aprendizagem em rede se afirmam como sólidos alicerces para o desenvolvimento local, regional e global. Deste modo, privilegiando uma dinâmica integrada socialmente, com uma prática crítica, consciente e responsável, para além dos procedimentos técnicos, primando pelo diálogo interdisciplinar.

Com efeito, este dossiê visa publicar estudos e pesquisas inéditas concluídas por mestres e doutores vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto senso; assim descritas: resultado de dissertação de mestrado, teses de doutorado, pesquisas realizadas em pós-doutorado e resultados de outras pesquisas vinculadas aos grupos, revisão crítica de obra literária e entrevistas concernentes a intervenção educativa e social nos diversos contextos e especificidades que contemplem uma das seguintes áreas temáticas: Novos contextos de aprendizagens; Novas formas de subjetivação e organização comunitária e Intervenção sociocomunitária. É fato que a Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI) gera conhecimentos, práticas alternativas/inovadoras e processos colaborativos. Deve-se pensar, então, a intervenção com caráter positivo e altruísta.

Eixos temáticos

  1. Intervenção Socioeducativa 2. Novos Contextos de Aprendizagem 3. Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária 4. Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.

Idiomas português, francês, espanhol e inglês.

Prazos de envio

  • Datas de submissão – Até 15 de outubro de 2020
  • Datas de avaliação – Até 31 de dezembro de 2020
  • Datas de publicação – 2021

Os(as) autores(as) deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres (com espaços, incluindo resumos nos 4 idiomas (português, inglês, espanhol e francês), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas. Estas não devem exceder 25.

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a “revisão cega”. No entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação.

Ler as regras de submissão em:

http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Cada artigo do dossiê temático deverá ser enviado para:

publicreldossiempiesuneb@gmail.com

Dos artigos recebidos serão enviados 7 para o dossiê.